Alinhada à Agenda 21, maior acordo global em prol do Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030 representa um marco importante para renovar o compromisso dos 193 Estados-Membros da ONU, entre eles o Brasil, com a sustentabilidade e para atualizar desafios e caminhos possíveis para construção de um modelo de desenvolvimento sustentável. Comprometida com a transição para um mundo socialmente justo, economicamente próspero e ambientalmente sustentável, a Agenda 2030 tem entre seus princípios centrais não deixar ninguém para trás. Seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas constituem um plano de ação universal para a transformação socioambiental com foco nas pessoas e no planeta.
Consideramos que esse marco global, construído a partir de uma visão sistêmica e integral do desenvolvimento sustentável com objetivos transversais e indissociáveis, seja hoje a melhor referência para pautar a agenda de ação de governos e da sociedade civil brasileira, pois, entre diferentes características, evidencia a urgente convergência dos valores da Democracia e da Sustentabilidade. Convergência também destacada na Plataforma Brasil Democrático e Sustentável, lançada em 2014 pelo IDS, que foi construída de forma colaborativa e criada para ser um canal de participação, agregação e valorização de iniciativas e propostas para a construção de uma nova visão de Brasil mais democrático e sustentável.
Inspirados por essa visão, atuamos de forma estratégica para sua concretização. Além de desenvolvermos projetos que contribuem diretamente para a implementação dos ODS, também integramos e exercemos a função de co-facilitação do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030). Este grupo tem como objetivo monitorar e contribuir para a disseminação e implementação da Agenda 2030 por meio de ações como o Relatório Luz de monitoramento anual dos 17 ODS e a Seleção de Soluções Inovadoras para implementação dos ODS no Brasil, realizada, a partir de 2019, pelo IDS em parceria com este Grupo de Trabalho. A partir de 2020, também passamos a integrar o Pacto Global da ONU, iniciativa voluntária lançada em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
Abaixo, podem ser acessados os projetos e publicações desenvolvidos por nós de acordo com o ODS com o qual contribuem.
Parceiros