16/09/2021
Vai começar a Semana Global de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 17 a 28 de setembro com o objetivo impulsionar uma ação coletiva e mobilizar atores chave de todas as áreas para conduzir a mudança de padrão econômico global que queremos rumo ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a semana também quer comemorar o aniversário dos ODS, que este ano marca o primeiro da contagem regressiva até 2030 – a chamada década de ação.
Esta é a quarta edição da Semana e a intenção da ONU para 2021 é inspirar pelo menos 100 milhões de pessoas a realizar ações para acelerar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no mundo. Ano passado foram 56 milhões de ações nesse sentido.
Entendendo que o monitoramento da implementação nacional da Agenda 2030 é um desafio global, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil está promovendo alguns eventos para abordar o Relatório Luz lançado esse ano, uma publicação anual que visa monitorar a implementação dos ODS no Brasil, principalmente diante da falta de produção de dados e o corte no financiamento do monitoramento da Agenda 2030 no Plano Plurianual (2020-2023) do governo federal.
Nos dias 17, 20 e 21 de setembro acontece uma programação especial para discutir os desafios do cenário atual e boas práticas para a articulação e a participação da juventude no monitoramento do desenvolvimento sustentável. Além disso, o objetivo é destacar a importância da participação jovem na liderança de diálogos e ações para alcançar o desenvolvimento sustentável a nível nacional e local.
Dia 17, às 11h, ocorre o lançamento da campanha Desenvolvimento Sustentável sob o Olhar das Juventudes e o Guia de Interseccionalidade da Agenda 2030, dia 20 um encontro virtual com as Frentes Parlamentares do Congresso Nacional e no dia 21 uma mesa internacional para refletir sobre os desafios globais para alcance da Agenda 2030, durante a Assembleia Global dos Povos, evento paralelo à Assembleia-Geral da ONU 2021.
Semana Global #Act4SDGs
Confira o calendário e se agende:
Horário: 11h – 12h
Transmissão: Canal do YouTube (@gtagenda2030)
Programação
11h – Abertura / Apresentação do GT Agenda 2030 (Laura Talho – Visão Mundial)
11h05 – Rosário Garavito (The Millennials Movement)
11h15 – Apresentação da campanha – Lucy Sousa (Alternativa Terrazul)
11h35 – Lançamento do Guia, elaborado em parceria com o Selo ODS, Roda das Minas e UNB 2030 – Isa Ewerton (Roda das Minas)
11h40 – Professores da UNB Thiago Gehre e Ana Paula Martins
11h50 – Apresentação do Guia
12h – Encerramento do evento
Participação de diversas Frentes Parlamentares.
Transmissão: Canal do YouTube (@gtagenda2030)
Link para inscrição: Registration for Global People’s Assembly
Programação
Mabel Bianco, Grupo Principal das Mulheres/ONU – O Fórum Político de Alto Nível e sua baixa ambição política
Nicolas Sautejeau, (Action4SD): Os ODS nos países, Um panorama
Ketty Marcelo Lopez, Central de Comunidades Nativas de la Selva Central (Mesa de Vinculação da ALC ): A reação da natureza: os perigos do futuro chegaram
Alessandra Nilo, Gestos/GT Agenda 2030: Mudanças sistêmicas exigem soluções baseadas em direitos
Facilitação: Lori Johnston (Southeast Indigenous People’s Center)
Tradução simultânea em espanhol, inglês e francês.
Já no dia 22 às 19h o Engajamundo promove um debate com Cláudio Fernandes, economista da Gestos (soropositividade, comunicação e gênero), ONG do Recife, além de cofundador e membro do GT Agenda 2030 – autor do capítulo sobre o ODS 17 da edição 2021 e diretor de criação do Relatório Luz sobre a Agenda 2030 no Brasil.
Inscreva-se já e garanta o seu lugar: https://forms.gle/uFLJPGm5RoHebL9o6.
Parceiros