04/07/2022
O Instituto Democracia e Sustentabilidade promoveu no dia 23 de junho, em parceria com o portal Congresso em Foco e com apoio do Instituto Clima e Sociedade, a primeira edição da série de três debates online que vão discutir o tema ” Propostas de Economia Verde para o Brasil”.
Nesta semana, o debate mediado por Júlia Schiaffarino, tratou sobre “Energia Solar e Mobilidade Elétrica” e contou com a participação de Bárbara Rubim, Vice-Presidente de Geração Distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Adalberto Maluf, Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABEVE) e o Diretor do IDS, André Lima.
Entre os temas abordados durante a Live, está o crescimento do uso de energia solar no Brasil, também impulsionado pela sanção do Sanção do Marco legal da geração distribuída, em janeiro deste ano. Bárbara Rubim afirmou que o setor de energia solar emprega, no país, mais de 300 mil pessoas e gera um investimento de 50 bilhões de reais vindos da iniciativa privada.
Em contrapartida, o presidente do Conselho Diretor da ABEVE, afirmou que o Brasil caminha a passos lentos no mercado de veículos elétricos, representando apenas 1,7% das vendas do setor, enquanto em territórios como a Europa, esse índice chega aos 20%.
Maluf destacou ainda os pontos positivos da mobilidade elétrica como os benefícios ambientais e ressaltou que o Brasil tem plena capacidade de produzir energia para ampliar o setor.
Outros assuntos debatidos durante o Talk foram os desafios do setor elétrico, como a modernização dos processos e ainda a evolução do acesso às energias renováveis no território nacional.
Parceiros