18/03/2022
Segundo a ONU, até 2030, quase metade da população do mundo terá problemas de abastecimento de água.
No dia 23 de março de 2022, de 18h às 20h, a Unibes Cultural recebe a sessão virtual do documentário “A Água Que Falta” que coloca a visão de especialistas, técnicos e ativistas sobre as questões hídricas para que a audiência reflita sobre possíveis soluções para este tema. O filme é de 2020 tem Co-direção de Sérgio Lopes com Paula Galacine.
O evento será seguido de debate com a participação do Professor Everton de Oliveira, Geólogo, PhD em Hidrogeologia pela Universidade de Waterloo Canadá e Diretor do Instituto Água Sustentável e Guilherme Barbosa Checco, Mestre em Ciência Ambiental (USP) e Coordenador de Pesquisas do Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS onde atua com o direito humano de acesso à água e saneamento básico entre outros.
O debate será mediado pelo produtor audiovisual Sérgio Lopes , co-diretor do documentário e sócio fundador da Conteúdos Diversos Produções, empresa que vem se especializando na produção de obras audiovisuais que tenham vínculo com o propósito da transformação social, cidadania e educação. Através do documentário “A água que falta”, Sérgio procurou dar um olhar mais abrangente ao tema da conservação da água, buscando provocar reflexão e engajamento na audiência. “É preciso conhecer a história da água que consumimos. Como ela se conecta com o planeta, de onde vem, como vem e por que vem. E ainda refletir para onde ela vai após ser utilizada por nós. Precisamos respeitar o recurso para que ele mate nossa sede e transforme-se em alimento, higiene, saúde e lazer”, disse Lopes.
O filme conta com entrevistas de Benedito Braga (Presidente do Conselho Mundial da água), André Palhano (jornalista e idealizador da Virada Sustentável) e do americano Seth Siegel (palestrante nas universidades de Harvard, Yale e Princeton, que defende soluções diplomáticas para conflitos internacionais relacionados à água). Além deles, foram ouvidos vários outros representantes da gestão pública, da iniciativa privada e cidadãos, com diversas opiniões sobre os assuntos abordados.
“A água que falta” possui argumento do jornalista Francisco Alves, roteiro de Camila Gonzatto, produção executiva de Sílvia Prado, direção de Paula Galacini e direção de fotografia de Pichi Martirani. A trilha sonora é de Paulo Garfunkel. Recebeu apoio institucional da Rede Pacto Brasil – ONU e do The Nature Conservancy, além do patrocínio da AMA (AMBEV), AEGEA – empresa de saneamento e NETAFIM | Amanco. O projeto conta com parceria de conteúdo da Revista Saneamento Ambiental e tem realização da produtora Conteúdos Diversos, que desenvolve projetos audiovisuais sobre causas aliadas ao propósito da transformação social, cidadania e educação.
Conheça o Instituto Água Sustentável: https://www.aguasustentavel.org.br/
Conheça o mais recente trabalho do IDS nessa temática:
https://segurancahidrica.idsbrasil.org/saneamento-e-seguranca-hidrica/
Assista o Trailer “A Água que Falta”:
Parceiros