22/04/2021
Campanha Mudar o Jogo propõe que sociedade conheça e que os municípios adotem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); confira programação do evento de lançamento
O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030 – coalizão que reúne mais de 50 organizações não governamentais) lança, nacionalmente, nesta sexta-feira (23), em parceria com a Frente Parlamentar Mista pelos ODS e a Rede ODS Brasil, a Campanha Mudar o Jogo – Agenda 2030 para vencer a Covid-19. O lançamento acontece através de um evento online de 10h às 11h30 transmitido pelo Youtube do GT Agenda 2030 e pelo facebook do IDS
Na programação, participam Patrícia Menezes, coordenadora da Rede ODS, a representante do GT Agenda 2030, Alessandra Nilo, o deputado Nilto Tatto, presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio aos ODS, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibañez Rubio.
Também estão confirmados a diretora e representante do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil, Cláudia Velasquez, a representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Astrid Bant, e o diretor-adjunto da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Jarbas Barbosa. Completam o painel o vice-presidente para Mudanças Climáticas da Frente Nacional dos Prefeitos e prefeito do Recife, João Campos, e a deputada federal Erika Kokay.
Elaborada com elementos do jargão futebolístico para popularizar a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, a campanha vem mobilizando artistas, intelectuais, cientistas, influenciadores e demais formadoras de opinião na internet, já aderindo à hashtag #Agenda2030ParaVencerACovid. “Vencer a Covid é urgente e não importa a cor da sua camisa ou a cidade onde você mora, todo mundo está escalado para jogar contra a Covid e a favor do Brasil", dizem as mensagens para as redes sociais.
O objetivo da campanha Mudar o Jogo é ampliar o conhecimento da população sobre o tema e fomentar, junto às gestões municipais, a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para enfrentar a pandemia e suas consequências, assim como corrigir problemas socioeconômicos que facilitam seu agravamento no Brasil.
A Agenda 2030 é um compromisso global pactuado por 193 países na ONU, em 2015, com importante liderança do Brasil. Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS estipulam metas para serem seguidas por todos os países do mundo, com o objetivo comum de erradicar a pobreza, combater as desigualdades (inclusive as de gênero) e as injustiças sociais, ao mesmo tempo controlando as mudanças climáticas, revendo padrões de consumo e colocando a economia à favor de desenvolvimento que ‘não deixe ninguém para trás’, como diz o seu lema.
Com a pandemia da Covid-19, para o GT Agenda 2030, é ainda mais urgente que essas metas globais sejam adotadas no Brasil. “Se os governos seguissem essa agenda, o combate ao vírus, o atendimento da população e até os impactos socioeconômicos poderiam ter sido mais brandos. Mas ainda há tempo de se mudar esse jogo perverso no qual a desigualdade está ganhando de goleada, e precisamos também dos municípios alinhados aos ODS”, explica Alessandra Nilo, coordenadora-geral da ONG Gestos e cofacilitadora do GT Agenda 2030.
“Mudar o jogo é isso: pensar de forma equilibrada e com bom senso, com instituições fortes e gestões públicas responsáveis, inclusivas, que cuidem das pessoas e dos seus territórios, olhando e respondendo às suas necessidades atuais, sem esgotar esses meios no futuro. A campanha quer mostrar que para isso não precisamos inventar a roda: os ODS são esse guia, são totalmente alinhados à nossa Constituição Federal e constituem pilares básicos para orientar as gestões públicas. Em meio a esse caos, essa também é uma campanha sobre esperança e sobre o futuro”, afirma Alessandra.
A campanha Mudar o Jogo – Agenda 2030 para Vencer a Covid-19 também prevê debates com diferentes prefeitos e prefeitas e o lançamento de um manifesto nacional.
Confira a grade completa do lançamento da campanha Mudar o Jogo – Agenda 2030 para vencer a Covid-19:
GT Agenda 2030 no YouTube (http://www.youtube.com/gtagenda2030/live)
Confira programação
10h – Abertura
• Coordenadora da Rede ODS Brasil – Patrícia Menezes
10h05 |10h30 – Apresentação da campanha
• Representante do GT Agenda 2030 | Gestos – Alessandra Nilo
• Presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio aos ODS – Deputado Nilto Tatto
• Embaixador da União Europeia no Brasil – Ignácio Ibañez
10h30 | 11h – Agenda 2030 para Vencer a Covid-19
• Vice-presidente para Mudanças Climáticas da Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeito do Recife – João Campos
• Deputada federal Erika Kokay
• Diretora e representante do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil – Cláudia Velasquez
• Representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil – Astrid Bant
• Diretor-adjunto da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) – Jarbas Barbosa
11h – Considerações finais e encerramento
• Representante do GT Agenda 2030 | Gestos – Alessandra Nilo
Sobre o GT Agenda 2030 – O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 reúne cerca de 60 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, fundações e federações de todo o país. Foi criado em 2014 para monitorar e fomentar a implementação da Agenda 2030 e, entre outras ações, publica a série histórica de Relatórios Luz da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (5º a ser lançada em julho de 2021).
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em https://gtagenda2030.org.br/campanhas/mudarojogo/
Parceiros