Diálogos Setoriais para Transição Econômica Verde Sustentável

12/09/2024

Desde a formalização do conceito de economia verde pela ONU em 2008, discute-se intensamente sua aplicação prática. Para avançar neste debate, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Insper organizaram uma série de dez diálogos com especialistas, organizações da sociedade  civil, da academia, do setor privado e do poder público visando explorar o conceito e indicar caminhos para uma transição sustentável.

Diálogos Setoriais para Transição Econômica Verde Sustentável – Plano de Transformação Ecológica no Insper

O primeiro diálogo, realizado em maio de 2024, contou com a presença de Luciane Moessa de Souza (Soluções Inclusivas e Sustentáveis), Tulio Notini (Yunus Negócios Sociais), Denise Hills (CEBDS) e Adriano Scarpa (Indústria Brasileira de Árvores). O evento abordou o Plano de Transformação Ecológica lançado pelo governo federal e os novos instrumentos que estão sendo discutidos no Congresso Nacional.

Priscila Claro, diretora do Insper, destacou a importância de não deixar ninguém para trás na construção da nova economia, alertando para o combate à desigualdade. Carolina Mattar, diretora executiva do IDS, reforçou a meta de universalizar os direitos sociais e os benefícios de uma economia inclusiva.

O Plano de Transformação Ecológica está organizado em seis eixos prioritários:

  1. Finanças Sustentáveis: Regulamentação de crédito de carbono, títulos sustentáveis e incentivos verdes.
  2. Adensamento Tecnológico: Estímulo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono.
  3. Bioeconomia e Sistemas Agroalimentares: Ampliação da produção sustentável e apoio à agricultura familiar.
  4. Transição Energética: Redução de emissões de carbono e fomento ao hidrogênio verde.
  5. Economia Circular: Logística reversa, coleta seletiva e tratamento de resíduos.
  6. Nova Infraestrutura Verde: Adaptação climática e mitigação de desastres naturais.

Os painelistas destacaram a importância de integrar tecnologia e inovação na luta contra as mudanças climáticas, enfatizando a necessidade de incluir todos os setores da sociedade nesse esforço. Também ressaltaram a necessidade de uma participação ampla para garantir o sucesso do plano.

Destaques do Diálogo

  1. Economia Florestal: Adriano Scarpa destacou o potencial das florestas plantadas na substituição de materiais como aço e concreto, além de seu papel na captura de carbono e geração de energia limpa.
  2. Finanças Sustentáveis: Luciane Moessa de Souza abordou a importância de uma taxonomia econômica que incorpore considerações climáticas, sociais e de biodiversidade, adaptada às realidades locais do Brasil.
  3. Economia Social: Tulio Notini discutiu o impacto social da economia verde, enfatizando a necessidade de apoio a negócios de impacto e a importância de modelos financeiros híbridos.
  4. Experiência Prática: Denise Hills trouxe sua experiência no setor financeiro, mostrando como projetos de sustentabilidade, mesmo pequenos, podem gerar grandes impactos e transformações.

Fique por dentro!

O objetivo dos Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável é debater com setores estratégicos da economia e entender como eles vêm se adaptando a partir dessa nova realidade das mudanças climáticas.

Para os próximos Diálogos, o IDS e o Insper pretendem abordar experiências e inovações com as melhores práticas nos setores de agricultura e pecuária, reflorestamento, energia elétrica, transporte, construção civil, indústrias de transformação, serviços, saneamento básico e resíduos sólidos.

Esse esforço de abordagem multissetorial é importante e necessário para que a transição para a economia verde seja orgânica e sinérgica.

Acompanhe as agendas do IDS para participar dos próximos encontros e confira a playlist dos Diálogos Setoriais para um Transição Verde Sustentável no nosso canal do youtube.

Parceiros