11/08/2022
Um cadastro de candidatos com posições e históricos em pautas socioambientais e climáticas terá seu pré lançamento em 16 de agosto por organizações sociais a favor do voto verde
Candidatos a cargos no legislativo federal (Senado e Câmara Federal) de todos os partidos podem se inscrever no Painel Farol Verde, iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em parceria com o Grupo de Trabalho Socioambiental da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC) e dezenas das mais importantes organizações e redes da sociedade civil. O projeto, que está com um chamamento público para candidatos ao legislativo aberto, será disponibilizado para consulta dos eleitores a partir de 16 de agosto, através do site https://farolverde.org.br/ .
Através do Painel Farol Verde eleitores podem buscar informações sobre os candidatos que disputam seu voto. A Plataforma apresenta o Índice de Convergência Ambiental, com o mapeamento das principais votações de pautas ambientais e climáticas importantes que ocorreram na legislatura de 2019 a 2022. Com isso o Painel Farol Verde compara o voto de cada parlamentar com o voto apresentado pelas lideranças das Frentes Parlamentares Ambientalista, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e dos Direitos Indígenas. O critério é bastante objetivo e mapeia quem votou em consonância com essas lideranças e quem votou contra. Cada votação garante uma pontuação percentual de “convergência ambiental”. Quanto maior a convergência com as frentes socioambientais, melhor é a pontuação do candidato à reeleição.
Outro ponto importante ao qual os eleitores terão acesso no Painel Farol Verde é sobre a atuação desses candidatos à reeleição em suas redes sociais. O que eles têm postado sobre os temas ambientais e climáticos, além de outros assuntos de interesse para o desenvolvimento socioambiental do Brasil.
Para adesão ao Painel Farol Verde os candidatos também respondem, através do site FarolVerde.org.br/enquete/ a uma enquete composta por 12 perguntas, que envolvem os temas:
● desmatamento zero nos biomas brasileiros;
● reforma tributária verde;
● moratória da soja no Pantanal;
● liberação de caça de animais silvestres;
● proteção constitucional da água e do clima como direitos fundamentais;
● apoio ao fundo de restauração da Mata Atlântica;
● regularização fundiária na Amazônia;
● liberação de agrotóxicos;
● desincentivo ao consumo de produtos prejudiciais à saúde e meio ambiente;
● incentivo ao uso público de unidades de conservação e retomada de demarcação de terras indígenas em todo País.
Informações sobre o Pré-Lançamento:
A live “Clima e sustentabilidade nas eleições para o Congresso Nacional”, começa às 18h30 e terá transmissão ao vivo nos canais do Congresso em Foco.
Parceiros