18/05/2015
O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) acaba de aderir à campanha internacional que promove energias limpas e renováveis "Future is Clean", doSolar Impulse. O objetivo é promover a conscientização sobre o uso de energias limpas e propor um movimento mundial para incidir nas negociações sobre mudanças climáticas, na Conferência da ONU, que acontece em Paris, no final do ano.
O Solar Impulse promove a primeira tentativa de viagem ao redor do mundo a bordo de um avião movido a energia solar, pilotado por Bertrand Piccard e André Borschberg, e, com isso, busca trazer maior exposição global e visibilidade na mídia em apoio a tecnologias limpas e energias renováveis. A viagem teve início em 9 de março e deve terminar em agosto deste ano. Atualmente, os pilotos preparam-se para realizar a travessia do Oceano Pacífico, de Nanjing, na China, até o Havaí, nos EUA.
"O projeto Solar Impulse representa um apelo à ação: se existem soluções tecnológicas capazes de fazer um avião voar dia e noite sem combustível, imagine o potencial que tecnologias similares possuem para nos ajudar a atingir, no chão e em nossas vidas diárias, economia de energia e redução de emissões de CO2", afirmam os organizadores da campanha, que querem mostrar aos líderes mundiais que muitas pessoas se preocupam com esta questão. Christiana Figueres, atual secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, Richard Branson, empresário britânico, e Mikhaïl Gorbachev, ex-presidente da Rússia, são alguns dos apoiadores da iniciativa.
Sob o slogan "Quero ações concretas para um futuro limpo", a campanha busca angariar apoio de organizações e pessoas físicas para ampliar a cobrança junto às autoridades que firmarão um novo acordo climático na Conferência da ONU, que precisará de metas ousadas para manter o aquecimento global em até 2º C até o final do século.
O IDS tem como uma de suas prioridades máximas aprofundar o debate sobre políticas energéticas sustentáveis, eficientes e diversificadas para o Brasil, cujo objetivo é garantir segurança energética e baixas emissões de Gases de Efeito Estufa. Por isso, o IDS apoia a campanha #FutureIsClean e a viagem de avião movido a energia solar.
“Uma campanha como a #FutureIsClean ajuda a promover o debate sobre políticas energéticas sustentáveis e diversificadas e apontar alternativas para os países que querem um futuro limpo”, afirma João Paulo Ribeiro Capobianco, presidente do Conselho Diretor do IDS.
Saiba mais e apoie a campanha em : http://futureisclean.org/
Acesse nossos conteúdos sobre o tem Energia limpa:
Roda de Conversa Energia para a Sociedade do Futuro
Versão atualizada da Plataforma Brasil Democrático e Sustentável
Subeixo "Energia", do eixo Economia para uma Sociedade Sustentável
Parceiros