Economia para uma sociedade sustentável

  • Gestão estratégica de recursos naturais renováveis como principal vetor de desenvolvimento
  • Política energética sustentável, eficiente e diversificada
Acesse o eixo completo

Política cidadã baseada em princípios e valores

  • Novo sujeito político exige a reforma do sistema
  • Gestão pública inovadora e qualificada
Acesse o eixo completo

Qualidade de vida e segurança para todos os brasileiros

  • Mobilidade urbana sustentável e com foco na coletividade
  • Integração das políticas urbanas para promoção do bem estar dos cidadãos
  • Implantar um plano de redução de homicídios
Acesse o eixo completo

Educação para a sociedade do conhecimento

  • O professor como agente da sustentabilidade
  • Investir em educação é investir num país consciente e sustentável
Acesse o eixo completo

Proteção social: saúde, previdência e terceira geração de programas sociais

  • Emancipação social pela superação da pobreza e inclusão produtiva na sociedade
  • Saúde como prioridade orçamentária
Acesse o eixo completo

Cultura e fortalecimento da diversidade

  • A escola como espaço de circulação da cultura
  • Cultura descentralizada com reconhecimento à diversidade socioambiental
Acesse o eixo completo

Política externa para o século 21

  • Política externa pela sustentabilidade
  • Política externa para a democracia
Acesse o eixo completo

A Plataforma

A Plataforma Brasil Democrático e Sustentável é um canal de participação, agregação e valorização de iniciativas para a construção de uma nova visão de Brasil sob o prisma da democracia e da sustentabilidade.

A partir de sua primeira versão, disponibilizada pelo IDS em 2011, a Plataforma passou por intenso processo de revisão, aprofundamento e detalhamento, por meio de sistemas virtuais (intranet, chats, redes de discussão), pesquisas, entrevistas com especialistas, mesas de diálogos, rodas de conversa aberta a convidados e seminários abertos ao público.

Em maio de 2014, 540 propostas reunidas ao longo do processo foram sistematizadas pela equipe do IDS e apresentadas a um fórum de colaboradores durante o Seminário de Validação da Plataforma, ocorrido na cidade de São Paulo. Reiterando o processo colaborativo e de coautoria da informação, grupos de trabalho organizados por eixo estratégico revisaram as propostas e selecionaram as consideradas mais relevantes para os objetivos da Plataforma.

Ao final do Seminário, os participantes elencaram cinco Propostas Prioritárias para cada eixo e, por fim, selecionaram as Propostas de Prioridade Máxima – um conjunto de 15 propostas que traduzem a essência da Plataforma e foram consideradas, na atual conjuntura nacional, as que possuem maior potencial de contribuir para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento pautado na democracia e na sustentabilidade.

            

Apesar de cada eixo estratégico ter propostas específicas, todos se relacionam de maneira transversal. A mescla de cores e símbolos da logo da Plataforma busca demonstrar a profunda relação entre as partes que, integradas, constituem um sistema harmônico e completo.

Lançamento

A versão atualizada da Plataforma Brasil Democrático e Sustentável (Plataforma IDS) foi lançada em evento especial realizado no dia 12 de dezembro de 2014, em São Paulo. Organizado em quatro mesas temáticas, o evento contou com colaboradores e associados do Instituto que participaram do processo de atualização da Plataforma IDS. Os debates fizeram um balanço do documento e debateram sobre o futuro da agenda do desenvolvimento sustentável no Brasil, à luz das 15 Propostas de Prioridade Máxima destacadas na Plataforma IDS.

 

Histórico

A Plataforma Brasil Democrático Sustentável (Plataforma IDS), que teve sua primeira versão em 2011, reflete a missão, visão e os objetivos gerais do IDS - de convergir e potencializar ideais e propostas que contribuam para aprofundar a democracia e colocar a sustentabilidade como valor central para a vida no século 21. Foi criada para ser um canal de participação, agregação e valorização de iniciativas e propostas para a construção de uma nova visão de Brasil mais democrático e sustentável. A versão atualizada da Plataforma IDS foi lançada em 2014.