Cultura e fortalecimento da diversidade

Na Plataforma Brasil Democrático e Sustentável (2014) foram apresentadas 349 propostas, das quais 35 foram consideradas como "Propostas Prioritárias". Dentre estas, 15 foram denominadas como "Propostas de Prioridade Máxima", pois traduzem a essência da Plataforma IDS e foram consideradas como as que possuem maior potencial de contribuir para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento pautado na democracia e na sustentabilidade. 

Saiba mais sobre o processo de atualização da Plataforma acessando nosso Histórico

No eixo Cultura e fortalecimento da diversidade são destacadas as seguintes "Propostas Prioritárias", sendo as "Propostas de Prioridade Máxima" destacadas em negrito:

1. Instituir educação em tempo integral que promova a intersecção das políticas de educação e cultura para que esta tenha papel relevante nas práticas pedagógicas, priorizando a multidisciplinaridade e reafirmando a importância da Cultura como campo de conhecimento, porém sem abordá-la de forma utilitária.

2. Aprimorar e fortalecer programas de cultura, com base no reconhecimento dos territórios de diversidade socioambiental.

3. Implementar e acompanhar o Plano Nacional e o Sistema Nacional de Cultura (com descentralização da gestão) , atualizar informações e indicadores culturais e fazer levantamento das expressões culturais do país.

4. Investir na conservação do patrimônio histórico e cultural via acervo material, com restauração e manutenção de monumentos; e imaterial, com a valorização de manifestações da cultura  tradicional e regional e desenvolver um programa de digitalização da memória da arte e cultura brasileira.

5. Aprimorar o dispositivo de incentivo privado via renúncia fiscal (Lei Rouanet), fortalecer o Fundo Nacional de Cultura, e apoio à aprovação da PEC 150 que garante o patamar de investimento na cultura.

Acesse a Plataforma completa com todas as propostas, informações e infográficos do eixo Cultura e fortalecimento da diversidade

Confira ainda os materiais de referência que subsidiaram a atualização da Plataforma, em 2014. Neste eixo, são abordados temas como: Gestão cultural; dimensões econômica e simbólica da Cultura; cidadania, identidade e diversidade; sociobiodiversidade associada a povos e comunidades tradicionais.

Acesse o canal do YouTube com todos os vídeos sobre o tema! >> goo.gl/DA1Uuq <<  

Multimídia do Eixo

Materiais de referência