Educação para a sociedade do conhecimento

Na Plataforma Brasil Democrático e Sustentável (2014) foram apresentadas 349 propostas, das quais 35 foram consideradas como "Propostas Prioritárias". Dentre estas, 15 foram denominadas como "Propostas de Prioridade Máxima", pois traduzem a essência da Plataforma IDS e foram consideradas como as que possuem maior potencial de contribuir para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento pautado na democracia e na sustentabilidade. 

Saiba mais sobre o processo de atualização da Plataforma acessando nosso Histórico

No eixo Educação para a sociedade do conhecimento são destacadas as seguintes "Propostas Prioritárias", sendo as "Propostas de Prioridade Máxima" destacadas em negrito:

1. Promover a formação cidadã do professor consoante com os desafios da contemporaneidade: sustentabilidade socioambiental, direitos humanos, com equidade, a partir de novos conhecimentos e saberes regionais e tradicionais, tecnologias apropriadas e novas formas de ensinar e aprender, priorizando os planos de carreira de magistério pelas redes de ensino, considerando como base o piso nacional.

2. Ampliar o investimento público em educação e criar mecanismos para viabilizar a participação social no monitoramento e controle deste recurso.

3. Construir o Sistema Nacional de Educação.

4. Implementar escolas abertas nos diferentes espaços (virtual e presencial) de acesso e construção do conhecimento, priorizando a sustentabilidade e oferecendo aos participantes diferentes suportes de ensino/aprendizagem: vídeos, filmes, livros, quadrinhos, games, intercâmbios, entre outros.

Acesse a Plataforma completa com todas as propostas, informações e infográficos do eixo Educação para a sociedade do conhecimento.

Confira ainda os materiais de referência que subsidiaram a atualização da Plataforma, em 2014. Neste eixo, são abordados temas como: Sistema nacional de educação; Educação como prioridade política e orçamentária; novos conhecimentos, tecnologias e novas formas de ensinar e aprender; atenção integrada à primeira infância; combate às desigualdades educacionais; melhoria da qualidade da educação básica de modo a garantir a aprendizagem de todos os alunos na idade correta; valorização dos profissionais de educação; Educação integral; Diversidade cultural e ambiental; juventudes: ensino médio, técnico e profissionalizante; ensino superior, pesquisa e inovação; letramento: as práticas de leitura e escrita nos diversos domínios da sociedade; educação contínua.

Multimídia do Eixo

Materiais de referência

Mesa temática "Desafios de desenvolvimento do capital humano" - Lançamento Plataforma IDS
Educação para a sociedade do conhecimento