Política cidadã baseada em princípios e valores

Na Plataforma Brasil Democrático e Sustentável (2014) foram apresentadas 349 propostas, das quais 35 foram consideradas como "Propostas Prioritárias". Dentre estas, 15 foram denominadas como "Propostas de Prioridade Máxima", pois traduzem a essência da Plataforma IDS e foram consideradas como as que possuem maior potencial de contribuir para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento pautado na democracia e na sustentabilidade. 

Saiba mais sobre o processo de atualização da Plataforma acessando nosso Histórico

No eixo Política cidadã baseada em princípios e valores são destacadas as seguintes "Propostas Prioritárias", sendo as "Propostas de Prioridade Máxima" destacadas em negrito:

1. Reforma do sistema político com valorização da democracia participativa e direta.

2. Reforma da gestão das instituições de Estado com adoção de:

i) práticas de gestão em rede;
ii) cultura de inovação;
iii) redução drástica do número de cargos comissionados.

3. Educação cidadã com ênfase no âmbito local, estimulando as pessoas à autogestão de espaços públicos e à participação na elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas.

4. Refazer o pacto federativo, de forma a promover:

i) Desenvolvimento nacional integrado em todos os níveis;
ii) Municipalismo responsável e sustentável;
iii) Participação social

5. Tornar acessível aos cidadãos todas as informações relevantes sobre assuntos públicos, por meio de um sistema público integrado nos três níveis da administração e outros meios abertos e inovadores de cooperação entre atores sociais e governamentais.


Acesse a Plataforma completa com todas as propostas, informações e infográficos do eixo Política cidadã baseada em princípios e valores 

Confira ainda os materiais de referência que subsidiaram a atualização da Plataforma, em 2014. 

Neste eixo, são abordados temas como: controle social dos gastos públicas, participação democrática, acesso livre à informação digital, profissionalização da administração pública, reforma política.

Acesse o canal do YouTube com todos os vídeos sobre o tema! >> goo.gl/yHX5LD <<  

Multimídia do Eixo

Materiais de referência