Economia para uma sociedade sustentável

Na Plataforma Brasil Democrático e Sustentável (2014) foram apresentadas 349 propostas, das quais 35 foram consideradas como "Propostas Prioritárias". Dentre estas, 15 foram denominadas como "Propostas de Prioridade Máxima", pois traduzem a essência da Plataforma IDS e foram consideradas como as que possuem maior potencial de contribuir para a construção de um novo paradigma de desenvolvimento pautado na democracia e na sustentabilidade. 

Saiba mais sobre o processo de atualização da Plataforma acessando nosso Histórico

No eixo Economia para uma sociedade sustentável são destacadas as seguintes "Propostas Prioritárias", sendo as "Propostas de Prioridade Máxima" destacadas em negrito:

1. Estabelecer a gestão estratégica dos recursos naturais renováveis como base de todo processo de desenvolvimento do país, que deve ser orientado para atingir o objetivo de desmatamento zero de vegetação nativa primária  e secundária, em estágio avançado de regeneração em todos os biomas brasileiros, ressalvadas situações de premente interesse público.

2. Criar uma política nacional energética que contemple: eficiência energética, redução do consumo, diversificação da matriz, promoção da transformação das empresas distribuidoras de energia em empresas de serviços de energia.

3. Promover ajustes na política econômica que aumentem a produtividade e a competitividade do país no mercado externo, a partir de reformas no sistema tributário e fiscal e da adoção de políticas industriais e educacionais, estimulando a poupança de longo prazo e viabilizando os investimentos em infraestrutura, respeitando cláusulas contratuais.

4. Criar políticas efetivas de compras públicas sustentáveis.

5. Promover o Sistema Rural Integrado, contemplando a lavoura, pecuária e floresta, articulando agroindústria e agricultura.

Acesse a Plataforma completa com todas as propostas, informações e infográficos do eixo Economia 

Confira ainda os materiais de referência que subsidiam a atualização da Plataforma, em 2014. Neste eixo, são abordados temas como: agronegócio sustentável; infraestrutura e energia limpa; gestão estratégica dos recursos naturais renováveis, não renováveis e da biodiversidade;responsabilidade social das empresas e consumo responsável; apoio à inovação para a economia de baixo carbono, justiça tributária e economia solidária.

Acesse o canal do YouTube com todos os vídeos sobre o tema! >> goo.gl/9RBBEo << 

Multimídia do Eixo

Materiais de referência