1ª edição do Brazil Lab seleciona empreendedores com soluções tecnológicas para o desperdício de água

11/04/2016

Brazil Lab, hub de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público, lançou a 1ª edição de um desafio para empreendedores nas áreas de sustentabilidade, saúde e educação. Serão selecionadas até 10 iniciativas de empreendedorismo que usem tecnologia e ideias inovadoras para desenvolverem soluções aos desafios propostos nas três frentes. Para a temática de sustentabilidade, buscam-se soluções para combater o desperdício de água e para a implementação de um modelo escalável e sustentável para sua reutilização no Brasil 

A questão dos recursos hídricos foi escolhida em um momento estratégico e urgente. O CLP aponta para os desafios colocados para a gestão da água no País, principalmente diante dos problemas de desperdício, perdas no sistema, má gestão e mudanças climáticas, que alteram a dinâmica do ciclo da água e, portanto, de sua disponibilidade. Esses desafios ficaram ainda mais evidentes com a crise hídrica que atingiu principalmente São Paulo e Rio de Janeiro.

Dessa forma, o desafio colocado para os empreendedores é de como usar a tecnologia para solucionar essas questões, a fim de reduzir os problemas de desperdício, e promover uma nova cultura de cuidado com a água engajando o poder público e a iniciativa privada. 

Os projetos selecionados serão submetidos a quatro meses de mentoria com uma rede de especialistas e professores de MIT, Harvard, Stanford, INSPER e FGV. Três finalistas serão escolhidos e uma iniciativa vencedora receberá um prêmio de U$ 5.000,00 para dar início a implementação de sua ideia. A ideia é oferecer apoio a empreendedores com ideias inovadoras e conectá-los com o poder público, a fim de dar escala para suas soluções. As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio, no site do Brazil Lab.

A iniciativa é realizada pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a Endeavor, Bank of America Merrill Lynch e o Instituto Betty e Jacob Lafer.

Confira o site da iniciativa, onde também são apresentados os desafios para as áreas de educação e saúde: www.brazillab.org.br/, e assista ao vídeo para saber mais informações.

 

Parceiros