Segurança Hídrica e Reservatórios

09/09/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O IDS realiza no dia 14 de setembro um debate virtual com especialistas da área de segurança hídrica para discutir a gestão de reservatórios de água no contexto dos impactos das mudanças climáticas e dos usos múltiplos das águas nas bacias hidrográficas. O evento será transmitido pelo Youtube – www.youtube.com/idsbrasilquequeremos 

“Esta é uma preocupação atual uma vez que água é um bem público, porém limitado e as mudanças climáticas vêm gerando muitos impactos, por exemplo, no padrão das chuvas. A governança e o planejamento adequado da água são centrais para os desafios, como indica o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da Agenda 2030 ”, afirma Guilherme Checco, coordenador de pesquisa do IDS. Em 2019 a organização lançou a plataforma Segurança Hídrica para sensibilizar a sociedade sobre a situação das águas no Brasil e apresentar propostas para um novo modelo de cobrança para a conta de água, a partir do estudo do caso da Sabesp. 

Confira abaixo a lista de convidados do Webinário Segurança Hídrica e Reservatórios – Avaliação dos modelos e a construção de uma maior resiliência

Convidados:

José A. Marengo – Climatologista e meteorologista, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Oscar Cordeiro Netto – Diretor de Regulação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Professor na Universidade de Brasília (UNB). Foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Stela Goldenstein – Representante no Brasil do “2030 Water Resources Group”, entidade vinculada ao Banco Mundial/IFC. Foi Secretária de Meio Ambiente do estado e do município de São Paulo.

Vinicius Forain Rocha – Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), ligado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mediação de João Paulo Capobianco (Vice-presidente do IDS) e Vicente Andreu (Ex-Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e ex-Presidente da SANASA-Campinas/SP)

Data: 14 de setembro

Horário 14h30 às 16h30 no Youtube do IDS

 

Quem tiver o interesse de participar ao vivo com os debatedores deverá preencher esse formulário aqui: LINK DE INSCRIÇÃO PARA ESPECIALISTAS DO TEMA

 

Acesse também o material preparatório para o evento AQUI

Parceiros