Desafios da gestão pública inovadora e qualificada

Uma gestão pública inovadora com profissionais capacitados para conceber, implementar e monitorar políticas públicas foi eleita uma das prioridades máximas na Plataforma IDS. Não apenas pela necessidade de renovação e adequação da gestão pública brasileira, mas devido à urgência de se abordar as políticas de forma integrada e considerando questões ambientais como as mudanças climáticas, a disponibilidade hídrica e os recursos naturais.

Apesar de avanços importantes no âmbito de legislações e políticas públicas, uma atuação inovadora e qualificada não é a condição predominante da gestão pública no Brasil, em todas as esferas. É cada vez mais urgente buscar a convergência do ideal da sustentabilidade aos processos democráticos.  Dessa forma, o IDS e a RAPS lançaram, no segundo semestre de  2015, um ciclo de debates sobre Gestão Pública Inovadora e Qualificada, com o objetivo de identificar experiências bem sucedidas de políticas voltadas para a sustentabilidade e difundir os caminhos e práticas que levaram a sua implementação.

Ao longo de três encontros, o governador do Pará, Simão Jatene, o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, e o Secretário de Meio Ambiente de Extrema (MG), Paulo Henrique Pereira compartilharam suas experiências, desafios e estratégias para desenvolver políticas a nível estadual e municipal sobre questões como: energias renováveis, combate ao desmatamento, desenvolvimento econômico, preservação de nascentes, pagamento por serviços ambientais etc.

Foram consideradas as especificidades locais para os desenhos das políticas, mas para além da adaptação às necessidades regionais, os gestores compartilharam características comuns que se mostraram bons exemplos de gestões inovadoras, como a definição de metas, planejamento a longo prazo, forte liderança e engajamento com a sociedade e articulação multiatores.

Como resultado dessa iniciativa foi elaborada a publicação "Caminhos para a gestão pública inovadora: Análise das convergências entre políticas públicas para a sustentabilidade em governos subnacionais", que reúne links para documentos de contexto e análise, além dos vídeos completos dos eventos.Todos os vídeos, fotos e análises dos encontros estão disponíveis na íntegra no site do IDS.

Acesse mais conteúdos online: bit.ly/gestao_publica_inovadora 

Social