MapBiomas

Com o objetivo de compreender com mais profundidade a dinâmica de uso da terra no Brasil e produzir informações e mapeamentos inéditos, foi criado o Projeto MapBiomas. Composto por uma rede de mais de 20 organizações dentre ONGs, universidades, centros de pesquisa e de tecnologia, o MapBiomas vai produzir mapas e relatórios anuais da cobertura e uso do solo no Brasil, de 1985 até os dias atuais, disponibilizados em uma plataforma digital para a sociedade.

A iniciativa busca identificar as transformações do uso da terra em áreas com floresta, pecuária, agricultura, reflorestamento, áreas urbanas em todo o território nacional, utilizando a ferramenta aberta do Google Earth Engine.

São analisados todos os biomas terrestres (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica) e três áreas transversais - agricultura, pecuária e zona costeira.

O projeto surgiu da necessidade de informações atualizadas sobre a dinâmica de uso da terra no Brasil para contabilizar as emissões de gases de efeito estufa do País e subsidiar políticas públicas no setor de uso da terra e da agropecuária. Um grupo de especialistas nos diferentes biomas brasileiros e em geoprocessamento reuniu-se, no início de 2015, para discutir como viabilizar a produção dos mapas com maior frequência.

O IDS é uma das organizações que participou da criação do Projeto e atualmente é responsável pelo registro e memória de suas atividades, tendo apoiado a realização do evento de lançamento da iniciativa, em novembro de 2015, e a produção de materiais audiovisuais para sua divulgação.

 

Saiba mais em: www.mapbiomas.org

Social